15.10.2025 às 09:04
MS Urgente Redação
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Argos Panoptes, em Naviraí, para apurar o vazamento de informações sigilosas da Operação Adsumus – Fase 2, realizada no último dia 7 de outubro contra o tráfico de drogas e células do PCC (Primeiro Comando da Capital).
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, com apoio da Delegacia Regional e da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), e teve como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão domiciliar.
O vazamento foi descoberto durante a análise do celular de um dos alvos da Adsumus. No aparelho, os investigadores encontraram um grupo de mensagens que reunia integrantes e simpatizantes do PCC, onde circulavam informações detalhadas sobre a data da operação e até o uso de um helicóptero policial.
As investigações apontam que a divulgação teve início com uma estagiária da Vara Criminal de Naviraí, onde tramitava o processo da operação. Ao tomar conhecimento da deflagração, ela teria avisado a irmã, uma advogada, que repassou a informação ao irmão — suspeito de divulgar os dados em um grupo de mensagens. O homem, segundo a polícia, é conhecido por envolvimento com o tráfico e por ser simpatizante da facção.
A Polícia Civil destacou que o vazamento prejudicou os trabalhos da Adsumus – Fase 2. Apesar da prisão em flagrante de quatro pessoas por tráfico de drogas, alguns alvos conseguiram fugir e apagar provas dos celulares após serem alertados.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar as responsabilidades. Os três investigados poderão responder com base no artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei nº 12.850/2013, que trata dos crimes relacionados a organizações criminosas.
O nome da operação
O termo Argos Panoptes vem da mitologia grega e faz referência ao gigante de cem olhos que jamais dormia completamente, símbolo da vigilância constante. O nome foi escolhido pela Polícia Civil para representar o trabalho atento das equipes envolvidas na investigação e o compromisso com a integridade das ações policiais futuras.
Mais Lidas
1
Hospital Regional de Três Lagoas é destaque em evento da Pré-COP30 com projeto ambiental
2
IPVA 2026 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral e possibilidade de parcelamento em cinco vezes
3
Mudança no tempo: MS deve ter chuva forte e ventania a partir desta quinta-feira
4
Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos