Maracaju / MS Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cotidiano

26.09.2025 às 10:55

Secretarias de Trabalho discutem desafios da empregabilidade em encontro nacional

MS Urgente Governo MS

A necessidade de qualificação profissional, a troca de experiências entre secretarias de Trabalho dos estados e, principalmente, os desafios enfrentados pelas pastas foram destaques nesta quinta-feira (25), no primeiro dia da 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), realizada em Campo Grande.

 

O encontro, que segue até amanhã (26) no Flat Afonso Pena, reúne secretários de Trabalho e Emprego de 15 estados, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da OIT e de entidades como SEST/SENAT e Senac.

 

A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; do presidente do Fonset, Vladyson Viana; do conselheiro titular da CTB no Codefat, Joílson Cardoso; do coordenador-geral do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho do MDS, Paulo Penha de Lima; do representante da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda do TEM, Pedro Humberto Bastos; do supervisor do Conselho Regional MT e MS, José Luis Rachid; do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar; e da diretora-presidente da Funtrab-MS, Marina Dobashi.

 

Durante a solenidade, foram homenageados os ex-presidentes do Fonset Esacheu Nascimento e Eloísa Berro, ambos de Mato Grosso do Sul.

 

Alinhamento de ações

 

No discurso de abertura, o secretário Jaime Verruck destacou a importância do encontro como espaço de intercâmbio entre os estados.

 

“O evento é uma oportunidade de discutir as políticas públicas no setor de emprego e qualificação desenvolvidas em cada estado, assim como os desafios inerentes à área. A meta é alinhar ações para que tenham maior efetividade na geração de emprego, renda e, principalmente, na qualificação profissional”, afirmou.

 

De acordo com o presidente do Fonset, Vladyson Viana, secretário de Trabalho do Ceará, o tema central do encontro é a escassez de mão de obra no país.

 

“Hoje este é o principal debate. Contamos com a participação de representantes de Mato Grosso do Sul, que compartilharão suas experiências e buscarão aprendizados. O Estado, em particular, apresenta uma das menores taxas de desocupação, ou até mesmo a menor do Brasil”, ressaltou.

 

Entre os assuntos debatidos estão o acesso ao mercado de trabalho, a necessidade de uma qualificação assertiva e alinhada às demandas, além da transição dos beneficiários do Bolsa Família que desejam ingressar no emprego formal. Outro ponto em discussão é a melhoria das condições salariais e dos benefícios trabalhistas.

 

“A meta comum entre os estados é atrair mais trabalhadores, com melhor qualificação e preparação para ocupar as vagas que têm crescido em todo o país”, completou Viana.

 

Experiências e programas

 

Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, o Fonset tem papel essencial no compartilhamento de práticas e políticas.

 

“Essa troca de experiências visa identificar e adaptar as iniciativas bem-sucedidas de cada estado à nossa realidade. Mato Grosso do Sul vive um cenário de pleno emprego e indicadores positivos, o que reforça a necessidade de qualificar a mão de obra local para aproveitar as oportunidades”, disse.

 

Aguiar ressaltou que o Governo do Estado apresentará aos secretários seus programas de incentivo à qualificação e engajamento da mão de obra.

 

“Já contamos com iniciativas como o programa Voucher, que oferece apoio em diversas áreas. Estamos desenvolvendo ações para setores específicos, como o florestal e a produção de proteína animal, além de programas voltados a jovens, pessoas com deficiência e trabalhadores com mais de 50 anos, para garantir que todos tenham acesso às oportunidades”, concluiu.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo