14.10.2025 às 07:48 - Atualizada em 14.10.2025 às 10:08
MS Urgente Redação
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba (PR), provocou o apagão que atingiu quase todo o país na noite de segunda-feira (13) e deixou nove cidades de Mato Grosso do Sul sem energia por cerca de 30 minutos.
Em Mato Grosso do Sul, Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana ficaram totalmente sem energia, enquanto Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó tiveram interrupção parcial. O serviço foi restabelecido às 0h54 (23h54 no horário local).
Segundo a Energisa, o problema foi externo ao sistema da concessionária e teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN) às 0h31 de Brasília (23h31 em MS). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou o desligamento temporário de parte do fornecimento para evitar danos à rede.
Três Lagoas também ficou sem energia, mas é atendida por outra concessionária. A Neoenergia Elektro informou que em 40 minutos o serviço foi restabelecido.
O apagão afetou ainda 17 estados e o Distrito Federal, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS.
O incêndio provocou o desligamento total da subestação de 500 kV de Bateias, com a perda de 10 mil MW de carga em todo o país. O restabelecimento foi gradual e controlado, com recomposição total até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
O MME informou que uma reunião preliminar com os principais agentes do setor será realizada nesta terça-feira (14) para apurar as causas do incidente e preparar o Relatório de Análise da Perturbação (RAP), previsto para sexta-feira (17).
Mais Lidas
1
Sol predomina, mas instabilidade volta a rondar MS nesta segunda-feira
2
MS lança ‘Monitor de Acessibilidade Digital’ e lidera entre portais públicos mais acessíveis do país
3
Fox abarrotado de maconha: DOF intercepta 282 kg de droga na MS-164 e prende motorista que levaria carga a Minas
4
MS leva ao mundo a prova de que é possível crescer 5% ao ano preservando o meio ambiente