10.06.2025 às 11:21
Felipe Andrade, da CNN, em São Paulo CNN Brasil
O Google anunciou, nesta terça-feira (10), um pacote de dispositivos, com uso de inteligência artificial e ativação por padrão, que visam inibir os roubos e furtos de celulares no Brasil. O país será o primeiro lugar onde a empresa utilizará essas soluções de proteção, que já existem, mas que demandavam acionamento manual. A partir de agora, a ativação será automática.
Os recursos que passarão a ser ativados automaticamente são o Bloqueio de Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto. Os dispositivos estarão disponíveis em aparelhos novos ou que passarem por restauração de fábrica.
As novidades foram divulgadas no Google For Brasil, evento da empresa americana voltada para o mercado brasileiro. As medidas começam a acontecer no segundo semestre.
"A ativação de fábrica do Bloqueio Remoto torna o recurso acessível de forma mais ampla, fazendo com que essa camada de proteção auxilie as pessoas a agirem rapidamente em caso de perda ou roubo. Essa medida reforça nosso compromisso em oferecer soluções cada vez mais seguras e intuitivas", afirmou Fabrício Ferracioli, Gerente de Parcerias Técnicas de Android do Google.
O Bloqueio de Detecção de Roubo usa IA do Google para detectar se alguém pega o celular da mão da vítima de maneira abrupta e foge. Quando isso acontece, a tela do celular é automaticamente bloqueada, impedindo que o ladrão acesse os dados do dispositivo.
Já o Bloqueio Remoto oferece ao usuário que teve seu dispositivo roubado um acesso facilitado a uma página (android.com/lock) que faz o bloqueio da tela do celular após o usuário inserir apenas o número do celular roubado. Durante o Carnaval deste ano, houve um volume de solicitações de bloqueio 30% maior no Brasil, em comparação com a média do ano, segundo dados do Google.
Mais Lidas
1
Bioparque esclarece se jacarés ficaram agressivos e partiram para cima de tratadores em Campo Grande
2
Prefeita garante convocar aprovados da educação até 1º de agosto
3
Waldir Neves dá calote de R$ 1,5 mi e juiz determina desocupação de mansão no Damha
4
Juiz vê risco aos cofres públicos e suspende lei que deu salário de governador a prefeito