Corumbá / MS Domingo, 13 de Julho de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Mundo

30.05.2025 às 09:49

EUA propõem plano de cessar-fogo de 60 dias para Gaza

Proposta conta com troca de reféns e envio de ajuda humanitária a Gaza

Da Reuters CNN Brasil

Os EUA propuseram um plano de cessar-fogo de 60 dias para Gaza nesta sexta-feira (30).

De acordo com o documento visto pela Reuters, a primeira semana contaria com a libertação de 28 reféns israelenses, vivos e mortos, em troca da libertação de 125 prisioneiros da Palestina condenados à prisão perpétua, junto aos restos de 180 palestinos mortos.

O plano, que afirma ter a garantia do presidente dos EUA, Donald Trump, e dos mediadores Egito e Catar, inclui o envio de ajuda humanitária a Gaza assim que o Hamas assinar o acordo de cessar-fogo.

A proposta estipula que o Hamas libertará os últimos 30 reféns assim que um cessar-fogo permanente for estabelecido.

A Casa Branca afirmou na quinta-feira (29) que Israel concordou com a proposta de cessar-fogo dos EUA.

O Hamas informou à Reuters que estava revisando o plano e responderia entre esta sexta-feira e sábado (31).

Profundas divergências entre o Hamas e Israel frustraram tentativas anteriores de restaurar um cessar-fogo que fracassou em março.

Israel insiste que o Hamas se desarme completamente e seja desmantelado como força militar e governante, e que todos os 58 reféns ainda mantidos em Gaza sejam devolvidos antes que o Hamas concorde em encerrar a guerra.

O Hamas rejeitou a exigência de entrega de armas e afirma que Israel deve retirar suas tropas de Gaza e se comprometer a encerrar a guerra.

Israel lançou sua campanha em Gaza em resposta ao devastador ataque do Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, que matou cerca de 1.200 pessoas e levou 251 israelenses a serem levados como reféns para Gaza, segundo dados israelenses.

A subsequente campanha militar israelense matou mais de 54 mil palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza, e deixou o enclave em ruínas.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo