Campo Grande / MS Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Cotidiano

04.11.2025 às 06:59

Campo Grande inicia nova fase de monitoramento eletrônico com radares modernos

MS Urgente Redação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), inicia nesta terça-feira (4) uma nova etapa do monitoramento eletrônico viário, com a implantação de radares mais modernos, precisos e eficientes. A ação integra o programa permanente de modernização do trânsito da Capital, voltado à preservação da vida e à redução de acidentes.

 

Durante os primeiros 15 dias de operação, as vias com os novos equipamentos estarão sinalizadas com placas educativas, informando sobre o período de adaptação. O foco, segundo a Agetran, é conscientizar e não punir, reforçando o respeito às leis de trânsito.

 

“Nosso propósito não é aplicar multas, mas salvar vidas. Quem respeita os limites e as normas não tem o que temer. Essa é uma política pública de prevenção e responsabilidade, não de punição”, afirma o diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva.

 

Os locais de instalação foram definidos a partir de estudos técnicos que apontaram os pontos mais críticos da cidade, com maior risco para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os novos radares utilizam tecnologia de ponta para garantir maior precisão na identificação de infrações e agilidade na fiscalização.

 

Integrados ao sistema de videomonitoramento urbano, os equipamentos ampliam a capacidade da Prefeitura de responder rapidamente a incidentes, congestionamentos e irregularidades. Após a fase educativa, os radares entram em operação regular, reforçando o compromisso com um trânsito mais seguro.

 

A prefeita Adriane Lopes destaca que o videomonitoramento é essencial para a segurança pública e a mobilidade urbana. “Ele permite acompanhar as vias em tempo real, agir rapidamente em incidentes e identificar irregularidades e crimes. A presença das câmeras inibe comportamentos de risco, como excesso de velocidade, uso de celular ao volante e falta de cinto de segurança. Em acidentes, as imagens servem como prova decisiva nas investigações”, afirma.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo