14.10.2025 às 06:28
MS Urgente Redação
Mato Grosso do Sul alcançou a 9ª posição no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), que mede a transformação digital nos estados. Em 2020, o Estado ocupava o 21º lugar — um salto de 11 posições em cinco anos.
O avanço é resultado do trabalho da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig), responsáveis por modernizar serviços públicos e aprimorar a experiência do cidadão.
MS se destacou especialmente no critério Normatização, conquistando o 1º lugar nacional com pontuação máxima. O desempenho também foi considerado “muito bom” e “ótimo” em outras dimensões, como oferta de serviços digitais, inovação e inclusão.
Entre os destaques, o Detran-MS tem 97% dos serviços digitalizados, e a assistente virtual Glória, baseada em inteligência artificial, já realizou mais de 25 mil atendimentos. O Portal Único de Serviços (www.ms.gov.br
) reúne mais de 1.150 serviços, acessados por 510 mil cidadãos, e o app MS Digital já conta com 281 mil usuários.
Outras inovações incluem a IA Vitória, na Segurança Pública, que orienta mulheres vítimas de violência; a Matrícula Digital e o acompanhamento escolar online; o Observatório da Cidadania, na área social; e o Centro Digital da Saúde, que centraliza dados e painéis de gestão.
“O salto no ranking mostra que Mato Grosso do Sul está consolidando uma política de Estado voltada para o futuro digital”, afirmou o secretário da Setdig, Robson Alencar.
Criado em 2020, o IOSPD chega à 6ª edição avaliando o grau de digitalização e inovação dos serviços públicos em todos os estados brasileiros.
Mais Lidas
1
Hospital Regional de Três Lagoas é destaque em evento da Pré-COP30 com projeto ambiental
2
IPVA 2026 em MS terá 15% de desconto para pagamento integral e possibilidade de parcelamento em cinco vezes
3
Mudança no tempo: MS deve ter chuva forte e ventania a partir desta quinta-feira
4
Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos