Notícias / Esportes
02.03.2022 às 15:50
Costa Rica é o MS contra o ABC na noite desta quarta, pela Copa do Brasil
Atual campeão estadual precisa vencer para se classificar
Da Redação
Único representante de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2022, o CREC (Costa Rica Esporte Clube) entra em campo contra o ABC do Rio Grande do Norte a partir das 20h (MS), desta quarta-feira (2). O jogo, que marca a estreia inédita de Costa Rica na competição, acontece no estádio municipal Laertão (Laerte Paes Coelho) com transmissão ao vivo pelo canal Youtube: CREC TV, TV ABC e emissoras de rádio e outros canais. A exemplo, a TV Morena estará fazendo a cobertura.
A Copa do Brasil começou em 1989 e durante dez edições teve somente um representante de MS. O Operário foi o estreante por dois anos e caiu na primeira fase para o Blumenau-SC e para o Goiás. É a segunda principal competição nacional de futebol do país e a com maior duração ao longo do ano. Ela começou na última semana de fevereiro e termina somente em outubro. O Costa Rica é o único representante de Mato Grosso do Sul na 34º edição.
A competição tem ao todo oito fases. Nesta fase, as partidas são únicas e eliminatórias. Nas duas primeiras, as partidas são em jogo único na casa do time menor classificado no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, na primeira fase, o time visitante joga por dois resultados para avançar, o empate ou vitória. Assim, o Costa Rica precisa vencer o ABC para ir adiante. O classificado enfrenta Altos-PI ou Sport-PE.
Nesta primeira fase da competição, o time visitante tem o empate como vantagem. Na segunda, o empate leva a partida para os pênaltis. Da terceira fase em diante, com jogos em formato de ida e volta, em caso de empate no número de gols, a disputa também será nos pênaltis. Vale lembrar que na Copa do Brasil não tem o critério dos gols fora de casa.
Diante do cenário, a cidade de Costa Rica vive momentos de expectativa para uma das partidas mais importantes do time da cidade.
A preparação do Costa Rica, para essa partida, está focada na organização tática da equipe. "Trabalhos que antecederam o jogo desta quarta-feira, foram todos voltados para a parte tática, tanto no setor ofensivo, quanto no defensivo. Trabalhamos muito para deixar a equipe compacta e equilibrada dentro de campo", esclarece Ito Roque.
Para os jogadores do clube, o pensamento nos últimos dias que antecederam o confronto é o de ir em busca da classificação. "A expectativa é a melhor possível, na nossa cabeça não passa outra coisa além de uma classificação, sabemos que será um jogo muito difícil e equipe do ABC é uma equipe bem qualificada, mas nosso time também tem muita qualidade, e vamos em busca da classificação histórica para cidade de Costa Rica", disse Rodolfo Fagundes, goleiro do Costa Rica.
O ingresso para assistir à partida custa R$ 30 e pode ser adquirido na bilheteria do Estádio Laertão. Deverão ser observadas todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19, bem como apresentado comprovantes de vacinação. O uso de máscara é obrigatório.
Torcida em peso
Há muita expectativa por parte dos torcedores da cidade de Costa Rica para ver a partida contra o ABC. Jogos grandes, como esse da Copa do Brasil, costumam movimentar a cidade na véspera do confronto, além da compra de ingressos e camiseta do clube.
É esperada lotação máxima de 5 mil torcedores nessa quarta-feira (2), no estádio municipal Laerte Paes Coelho (Laertão).
Árbitros em campo
Árbitro: Djonaltan Costa de Araujo, Árbitro Assistente 1: Luis Diego Nascimento Lopes, ambos pertencentes à Federação de Futebol do Pará; Árbitro Assistente 2: Bárbara Roberta da Costa Loiola do quadro da FIFA e Federação de Futebol do Pará; Quarto Árbitro: Marcos Mateus Pereira da Federação de Futebol de MS e Analista de Campo: Manoel Paixão dos Santos, do quadro da CBF e da Federação de Futebol de MS.
CAMPEONATO ESTADUAL
No último sábado (26), pela sétima rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, o Costa Rica garantiu a classificação à fase final do certame ao bater a Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc).
No Clássico do Bolsão e Norte, o Crec venceu a Serc por 1 a 0, dando o troco no rival, após derrota, pelo mesmo placar, na última quarta-feira (23), em Chapadão do Sul. Desta vez, o jogo teve como palco o Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão) e Bruninho foi o autor do único gol da partida.
Agora, a Cobra do Norte está classificada à fase final do Campeonato Sul-Mato-Grossense, chegando a 15 pontos. O time costarriquense é líder do grupo A e geral. A Serc, por sua vez, está na quarta posição, com seis pontos, fora da zona classificatória ao hexagonal decisivo.
Comentários