Campo Grande / MS Domingo, 23 de Março de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Internacional

12.03.2025 às 15:15

Papa Francisco permanece estável e radiografia aponta melhora, diz Vaticano

Pontífice está internado há quase um mês e luta contra uma pneumonia bilateral

Joshua McElwee da Reuters CNN Brasil

O quadro de saúde do papa Francisco permanece estável, com uma recente tomografia de tórax confirmando melhoras em sua condição, disse o Vaticano nesta quarta-feira (12), em mais um sinal de progresso em meio à luta do pontífice de 88 anos contra uma pneumonia bilateral.

Francisco foi internado no hospital Gemelli de Roma há quase um mês, em 14 de fevereiro, com uma infecção respiratória grave que exigiu tratamento em evolução.

 

Em sua última atualização médica, o Vaticano disse que a condição clínica do papa era estável. Ele disse que uma radiografia de tórax realizada na terça-feira (11) tinha “confirmado melhoras observadas em dias anteriores”.

Francisco foi descrito como em uma condição estável ou melhorando por mais de uma semana, mas o Vaticano não deu um prazo para sua alta do hospital.

 

Seus médicos disseram na segunda-feira (10) que ele não estava mais em perigo imediato de morte, após três semanas de tratamento que incluíram quatro crises respiratórias agudas para o pontífice.

Francisco é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando jovem, condição que o levou a remover parte de um pulmão.

 

O papa, que recebeu oxigênio durante sua estadia no hospital, passou por fisioterapia respiratória para ajudar com sua respiração.
 

Ele também continuou com fisioterapia para ajudar com a mobilidade. Francisco usou uma cadeira de rodas nos últimos anos devido a dores no joelho e nas costas.
 

O líder da Igreja Católica, que celebrará o 12º aniversário de sua eleição como papa em 2013 na quinta-feira (13), não é visto em público desde que entrou no hospital, a mais longa ausência desse tipo de seu papado.
 

Médicos não envolvidos no tratamento de Francisco disseram que o papa provavelmente enfrentará um longo e difícil caminho para a recuperação, dada sua idade e outras condições médicas.
 

O Vaticano não divulgou nenhuma imagem de Francisco no hospital, mas o papa gravou uma breve mensagem de áudio para agradecer aos simpatizantes em 6 de março.

 

 


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo