Campo Grande / MS Domingo, 23 de Março de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Mato Grosso do Sul

12.03.2025 às 15:01

Agendamentos para emissão do nova identidade já estão disponíveis em MS

A emissão do novo RG traz novidades, como a inclusão do nome social e a adoção de um número único de identificação válido em todo o país

Da Redação A Critica

A população interessada em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o "Novo RG", já podem agendar atendimento para o mês de abril. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS) disponibilizou 2,1 mil vagas diárias, sendo 800 para Campo Grande e 1,3 mil para os demais municípios do estado.

O agendamento pode ser feito pelo site da Sejusp, onde é possível escolher o município, o tipo de serviço (primeira ou segunda via) e a data e horário preferenciais. No dia do atendimento, é necessário apresentar documentos específicos, como certidão de nascimento, CPF e, no caso de segunda via, comprovante de pagamento de taxa.

Como realizar o agendamento?

O agendamento pode ser feito diretamente pelo site da Sejusp. O processo inclui os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Sejusp e escolha o município onde deseja realizar a emissão.
  2. Selecione o tipo de serviço: 1ª ou 2ª via da CIN.
  3. Escolha o posto de atendimento, a data e o horário.
  4. Preencha os dados pessoais solicitados.
  5. Complete a verificação de segurança digitando os caracteres indicados.
  6. Após concluir o agendamento, confira o protocolo enviado para o e-mail cadastrado.

Documentos necessários para emissão da 1ª via

Para quem solicitar a primeira via da CIN, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento (para solteiros): Documento original em bom estado de conservação e uma cópia legível (não precisa ser autenticada).
  • Certidão de Casamento (para casados, viúvos, separados ou divorciados): Documento original e uma cópia legível. Caso haja segundo casamento, é preciso apresentar a certidão atualizada e a do casamento anterior com as averbações.
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física): Apresentar o comprovante de situação cadastral do CPF, obtido no site da Receita Federal.
  • Certidão de Naturalização (se aplicável): Mesmo para quem é casado no Brasil.

Além desses, caso a pessoa esteja solicitando a segunda via, será necessário apresentar:

  • Comprovante impresso de pagamento via PIX ou comprovante da guia de recolhimento, juntamente com a guia DAEMS impressa.

O novo RG possui uma série de novidades. Entre os destaques está a validade diferenciada conforme a faixa etária:

  • De 0 a 12 anos: Validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos: Validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: Validade indeterminada.

Outro diferencial importante é que documento não faz distinção entre nome social e nome de registro civil, incluindo um campo para o nome social. Além disso, a CIN apresenta um número de identificação único, válido em todo o território nacional, o que garante mais segurança e dificulta fraudes. Vale ressaltar que a emissão não é obrigatória para quem já possui o documento antigo, que continua válido até 2032.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo