Campo Grande / MS Segunda-feira, 24 de Março de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Saúde

12.03.2025 às 14:27

Saiba: A Qualidade da água em Campo Grande

Atualmente, 41% da água consumida vem do córrego Guariroba, 11% do córrego Lageado, e o restante é captado de 154 poços subterrâneos.

DA REDAÇÃO Correio do Estado

Além de fornecer diariamente a melhor água do país, a Águas Guariroba prioriza a transparência em seus procedimentos, garantindo a qualidade da água.

Em março, os leituristas da concessionária estão entregando o Relatório Anual da Qualidade da Água aos moradores da Capital.

“Este documento detalha todo o processo de análise da água durante o tratamento em 2024, mostrando o cuidado diário que temos para garantir que a água atenda a todos os parâmetros legais exigidos”, explica o gerente de Operações da Águas Guariroba, José Henrique da Cruz.

A concessionária possui mais de 300 pontos de monitoramento espalhados por Campo Grande.

Em 2024, foram coletadas 76.800 amostras de água bruta e tratada, resultando em mais de 510.900 análises. São avaliados 114 parâmetros para garantir que a água seja potável, incolor e insípida.

“Somos responsáveis por cada gota de água que chega à torneira dos campo-grandenses. Todos os anos, realizamos essa entrega para garantir transparência sobre nossos procedimentos. Em 2025, escolhemos março, mês em que celebramos o Dia Mundial da Água”, destaca Gabriel Buim, diretor-presidente da concessionária.

A divulgação do Relatório Anual da Qualidade da Água oferece transparência ao monitoramento realizado pela Águas Guariroba e cumpre o Decreto Federal nº 5.440, de 2005, que garante ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água fornecida.

“Levamos a melhor água do país para cada um, todos os dias. Cuidamos da saúde e qualidade de vida com excelência, respeito e comprometimento. Este relatório comprova nossa eficiência na captação, tratamento e distribuição de água para todas as famílias”, completa a diretora-executiva Francis Faustino.

O relatório também orienta sobre a limpeza da caixa d'água a cada seis meses, garantindo a manutenção da qualidade da água.

De onde vem a água de Campo Grande?
A Águas Guariroba possui diversos pontos de captação, tanto superficiais quanto subterrâneos.

Atualmente, 41% da água consumida vem do córrego Guariroba, 11% do córrego Lageado, e o restante é captado de 154 poços subterrâneos. Essa diversidade de fontes torna o sistema de abastecimento resiliente, suportando situações adversas como estiagens e temperaturas elevadas.

Essa versão mantém o foco na transparência e na qualidade da água fornecida pela Águas Guariroba, destacando os esforços da concessionária para garantir a saúde e bem-estar dos moradores de Campo Grande.

 

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo