Campo Grande / MS Domingo, 23 de Março de 2025

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Mato Grosso do Sul

10.03.2025 às 09:50

Entidades têm até dia 12 para inscrição no comitê do Fundo Pantanal

Organizações existentes há pelo menos dois anos e instaladas em MS poderão disputar vaga em comitê

Por Maristela Brunetto Campo Grande News

O Governo do Estado publicou hoje edital definindo o dia 12 deste mês, quarta-feira, como prazo limite para entidades se inscreverem para a seleção dos participantes do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal, Fundo Clima Pantanal. Criado por meio da chamada Lei do Pantanal, sancionada no final de 2023, ele deverá começar a funcionar a partir do final deste mês, após o Governo do Estado detalhar as possibilidades de financiamento e destinação de receitas.

O Fundo tem um aporte inicial feito pelos cofres estaduais de R$ 40 milhões. A intenção é receber doações estrangeiras, a exemplo do Fundo da Amazônia, e ainda de empresas. O foco deve ser a remuneração por serviços ambientais, para proprietários rurais do Bioma que façam a preservação dos recursos naturais. Além disso, deverá ser utilizado para pesquisas e apoio a moradores, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Pela resolução publicada hoje pela Semadesc (Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação,   os representantes de organizações da sociedade deverão se inscrever no email contatopsa@semadesc.ms.gov.br, incluindo uma série de documentos e a comprovação de atuação na região pantaneira nos últimos dois anos. Os produtores terão uma vaga no comitê e representantes da comunidade e ambientalistas terão outra.

Somente poderão participar entidades com sede no Estado. No dia 13 sairá a lista das inscrições deferidas e o dia seguinte será o prazo para impugnações. A lista definitiva sairá no dia 17 e o processo de eleição será divulgado na sequência. Os escolhidos pelos setores que representam terão mandato de quatro anos, com a possibilidade de uma recondução.

O edital completo pode ser conferido acessando o Diário Oficial do Estado clicando aqui.

Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo