Campo Grande / MS Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2024

Escolha sua cidade

Campo Grande Água Clara Alcinópolis Amambai Anastácio Anaurilândia Angélica Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Aral Moreira Bandeirantes Bataguassu Batayporã Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Corguinho Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Deodápolis Dois Irmão do Buriti Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Figueirão Glória de Dourados Guia Lopes da Laguna Iguatemi Inocência Itaporã Itaquiraí Ivinhema Japorã Jaraguari Jardim Jateí Juti Ladário Laguna Carapã Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Novo Horizonte do Sul Paraíso das Águas Paranaíba Paranhos Pedro Gomes Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso Rochedo Santa Rita do Pardo São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Sonora Tacuru Taquarussu Terenos Três Lagoas Vicentina

Notícias / Meio Ambiente

25.11.2024 às 15:10 - Atualizada em 25.11.2024 às 15:18

Lançamento da campanha “Dezembro Verde” discute abandono animal

O cronograma da campanha Dezembro Verde conta com uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população contra abandono e maus-tratos aos animais.

Schimene Weber Midiamax

Nesta segunda-feira (25), a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho recebeu o lançamento da campanha “Dezembro Verde”, organizada pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que discute o abandono animal.
 

Bruno Nóbrega, ativista da causa animal, falou com a reportagem do Jornal Midiamax a respeito da importância da causa. “Temos que falar sobre o pós [adoção] responsável, a importância e a responsabilidade de ter um pet.

No caso do Dezembro Verde, para as pessoas se programarem antes de viajarem, com os amigos, com os parentes, vizinhos, para não acontecer esse abandono.


Segundo a indústria brasileira de produtos pets, serão abandonados, nesses meses festivos do final de ano, cerca de 4 milhões de animais nas ruas, então, nosso intuito com essa campanha é orientar as pessoas, falar sobre o crime que é o abandono e para as pessoas se programarem nesse fim de ano”, explicou.
 

Sobre os resultados esperados, Bruno foi incisivo ao explicar que espera conscientizar a população dessa prática, classificada como crime pela nova Lei Federal n.º 14.064/20, que altera a Lei n.º 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

“Além de conscientizar a população do crime que é o abandono, temos que levar em consideração o sofrimento desse animal também. Então, a campanha é feita para conscientizar essas pessoas, também, e o Poder Público, para que nos ajudem nessas campanhas, que é a única saída que a gente tem”, finalizou.
 

Estiveram presentes, na abertura da campanha do Dezembro Verde, a Delegada Titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), Gabriela Stainle; equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental), junto com o Projeto Florestinha; e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD).
 

Cronograma

O cronograma da campanha Dezembro Verde conta com uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população contra os maus-tratos e abandono aos animais.
 

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, representantes estarão no Shopping Pátio Central, divulgando a campanha. No dia 28 de novembro, equipe irá ao Colégio Classe A para falar novamente com adolescentes. Já no dia 29 de novembro, idealizadores do projeto estarão no Comper Itanhangá para um bate-papo.

No dia 30, realizarão blitz na área central de Campo Grande. No dia 1º de dezembro, será realizada a chamada “Cãominhada”, com saída da Alems, no Parque dos Poderes, para quem levar 1kg de alimento para cães ou gatos. No dia 6 de dezembro, encerrando o cronograma divulgado até o momento, a equipe estará presente no Shopping Campo Grande para realizar ações de conscientização.
 

A campanha Dezembro Verde conta com o apoio da rede Comper; Maranatha Petshop; Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul; Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista; Shopping Pátio Central; Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Vetmat; Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul; deputado estadual Pedro Pedrossian Neto; Anita Shoes; VidaANIMAL; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania; e do Centro de Controle De Zoonoses de Campo Grande.


Comentários
informe o texto a ser procurado
Voltar ao topo