Notícias / Cultura
02.07.2019 às 17:22 - Atualizada em 19.07.2019 às 16:17
Do jazz ao forró: Festival de Inverno de Bonito tem programação para agradar gregos e baianos
Mesmo com a contenção de gastos, Governo do Estado decidiu pela manutenção do evento
Mauricio Ribeiro
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Na manhã desta terça-feira (02), foi realizado no auditório da Governadoria, o lançamento oficial da vigésima edição do Festival de Inverno de Bonito que será realizado entre os dias 25 e 28 de julho. A partir do dia 20 de junho (sábado) a cidade já estará em ebulição com as atividades pré-festival.
Artes visuais, cinema, música, artes cênicas e oficinas educativas estão previstas e tudo de forma gratuita. As atividades acontecem no distrito de Águas de Miranda, Assentamento Projeto Guaicurus, nas escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dornelles Teixeira e João Alves da Nóbrega e Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e no Centro de Múltiplo Uso.
Novidades
O Festival de Inverno de Bonito terá este ano uma programação ampla, com atrações para todos os gostos. As propostas nasceram de debates em audiências públicas e das opiniões de moradores e turistas que participaram das edições anteriores.
O Balneário Municipal entra de fato e direito na programação do Festival este ano. O projeto “Balneário Cultural” levará músicos de Bonito a um dos mais belos locais da cidade, que abrirá suas portas ao público durante o evento, programado para acontecer a partir das 11h.
Já os Pocket Shows – pequenas apresentações na avenida principal e na Praça da Liberdade – surpreenderão o público durante a programação. Em horários variados, shows (pequenos no tamanho, mais grandiosos no repertório) de jazz, chorinho, bossa nova e clássicos prometem inspirar turistas e moradores.
Editais e transparência
A Fundação de Cultura realizou editais para apresentações em todos os segmentos artísticos, retomando uma tradição de transparência e de qualidade na programação. E desta vez incluindo também as exposições de artes visuais, com mostras exclusivas.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, o Festival de Inverno buscou manter com muito esforço uma programação diversificada, que respeitasse os talentos nativos, sendo fruto de um trabalho dedicado que conseguiu transpor as barreiras impostas pelas limitações financeiras.
Segundo o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, mesmo com a contenção de gastos, o festival foi mantido por saberem da importância deste evento. “Ouvimos as pessoas, audiências públicas direcionaram algumas das ações e retomamos os editais, valorizando artistas e produtores locais. Nossa meta é fazer um Festival de Inverno cada vez mais variado e inclusivo, com transparência”, explicou o chefe do Executivo.
Programação
Na programação nomes como a dupla mais afinada do Brasil, Chrystian e Ralf que abrem as apresentações nacionais no Palco das Águas, por onde também passarão nomes como Gal Costa, Lenine e BaianaSystem. Já o palco do Centro de Múltiplo Uso terá duas atrações nacionais: a cantora Karina Buhr, no dia 26 de julho, e BNegão e os Seletores de Frequência, no dia 27.
Para mais informações acesse o site oficial do evento: http://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br/
Comentários